"Artistas de Itararé, Cidade Poema"

"Artistas de Itararé, Cidade Poema"
Capital Artístico-Cultural Boêmica do Sul de São paulo

BLOGUE ARTISTAS DE ITARARÉ CHÃO DE ESTRELAS

"Artistas de Itararé, Chão de Estrelas"

Contatos: artistasdeitarare@bol.com.br

Clã dos Fanáticos Por Itararé, Cidade Poema

Palco Iluminado de Andorinhas Sem Breque

Os Dez Maiores Artistas de Itararé, Ano 2011

Dez Maiores Artistas de Itararé















01)-Maestro Gaya







02)-Jorge Chuéri







03)-Irmãs Pagãs







04)-Paulo Rolim







05)-Silas Correa Leite







06)-Paschoal Melillo







07)-Rogéria Holtz







08)-Dorothy Janson Moretti







09)-Regina Tatit







10)-Armando Merege







Itararé, Bonita Pela Própria Natureza

Itararé, Bonita Pela Própria Natureza
Nosso Amor já Tem Cem Anos

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Jorge Chuéri, Maior Patrimônio de Itararé, Cidade Poema




Jorge Chuéri, Eterno Imperador de Itararé


“Eu vi muitos cabelos brancos/No rosto do artista/O
tempo não pára e no entanto ele nunca envelhece...”
(Força Estranha – Caetano Veloso)

-Meninos, eu vi: O Jorge Chuéri, meu herói, na livraria e papelaria ali na esquina da Rua São Pedro com a Rua Coronel Crescêncio, pertinho do empório do Seu Vitorino. Pois foi ali que comprei meus primeiros gibis – Aí Mocinho! - caminhos suaves para tecer rama de palavras e achar ninhos de passarinhos em sovacos de dinossauros encantados. A esquina era ninhal de fantasias em quadrinhos. A Leila era tão meiga, batalhadora – e linda!

-Meninos, eu vi: O Jorge Chuéri carnavalesco, bolando fantasias, fazendo colunas (Cofre da Folia) de Carnaval pro Jornal “O Itararé” do Clã Tatit – ao qual está maravilhosamente está eternamente ligado – compondo marchas belas, trabalhando de sol a sol, mas aproveitando a fauna notívaga de Itararé, até porque ninguém é de ferro e, afinal, a melhor vingança é ser feliz!

-Meninos, eu vi: O Jorge Chuéri amigão, solidário, com uma trupe de seres humanos de altíssimo naipe, bancando a construção do Clube Recreativo Primeiro de Maio, paradoxalmente ao mesmo tempo em que era Fronteirano roxo, quero dizer, Fronteirano sanguíneo como é a bandeira vermelha de nosso coração Fronteirano. Ave Chuéri!

-Meninos, eu vi: O Jorge Chuéri também literalmente pintando e bordando, porque, eclético, autodidata, altamente sensível, ser humano de primeira grandeza, a maior estrela desse nosso chão de estrelas. Ele sempre foi contador de causos, sempre teve ótimo humor, é piadista hilário, seguramente corretíssimo nos negócios, uma pessoa de fazer você viver em paz com você mesmo. Um anjo?

-Meninos, eu vi. E esse homem tem história pra contar. Um romance em pessoa. Um livro aberto. Cada página-luz de seus dias, vive intensamente, nunca soube que fez alguém chorar, mais, tornou-se nosso mestre e o Poetinha virou bloco (idéia dele), e o estandarte foi ele quem fez. Foi Deus que fez o Jorge Chuéri e o deu de presente para a aldeia Itararé?.

-Mais de oitenta anos, e, sabem? Um menino. Pois quando eu vi os cabelos brancos na fronte do artista, notei que aquilo é só um disfarce, pois verdadeiramente o menino Jorge Chuéri corre atrás da arte, da cultura, viça seu talento, ganha prêmios, trabalha muito ainda, com seu Fiat Amarelinho vai vendendo seus papéis, ele mesmo uma página de rosto que, sim, consagra toda uma vida de encanto.

-Mestre Jorge Chuéri, na aquarela de sua alma, carrega as tintas de um viver intenso, de um curtir a vida de uma forma toda especial, semeando de amizades sua estrada que vai dar muito além do sol, sendo o seu ateliê o mais mágico pedaço da Terra do Nunca ali na Rua XV de Novembro, paredemeia com o glorioso alvirrubro Clube Atlético Fronteira que amamos tanto, e que o homenageou num Carnaval desses anos pelaí – o Bloco do Poetinha o homenageou num Carnaval passado – num verdadeiro tributo de reconhecimento especial. Crianças, jovens, foliões, famílias, todos irradiados de sua existência, param para vê-lo, aplaudem-no, vão tocar seu rosto claro, beijar sua mão de criador, como se o quisessem confirmar verdadeiro, comprovar se ele existe mesmo ou é só uma lenda, um mito, e tocavam contentes o Jorge Chuéri como tocam um Gnomo, um Delfos, um Ogro, um anjo, um personagem de história em quadrinhos, talvez Super-Jorge Chuéri Em Ação, com seu pincel mágico, seu olhar cativador, seu sorriso-árvore, feito um cedro do Líbano plantado em berço esplêndido da Estância Boêmia de Itararé.

-O Clube Atlético Fronteira inteirinho dançou pra ele, ao reverenciá-lo, o Rei Momo foi legitimado nele, ele brincou e sorriu, recebeu mimos tácteis, foi fartamente abraçado, coroado, aplaudido, premiado, mas, também, confesso honrado, nós é que somos premiados por tê-lo como amigo, artista, fiel camarada. Habemus Chuéri!

-Depois foi é ressaca porque o fígado faz mal pras cervejas. Depois das cinzas, os guerreiros baixam os estandartes, voltam ao batente, estudam, e, sim, contarão causos no futuro do futuro, e inventarão o inexistente, e ele, o polivalente Jorge Chuéri, depois da gandaia, estará nesse contexto social, trabalhando sério, visitando amigos leais, tomando cervejas, escrevendo para os jornais, lendo muito, enfim, sendo o que sempre foi com maestria e sabe muito bem ser, sendo humanus, sendo elegante, sendo verdadeiro, sendo a maior estrela desse nosso chão de estrelas chamado Itararé.

-Está pintando algum novo quadro, Jorge Chuéri? -Está escrevendo um novo causo engraçado, Jorge Chuéri? -Está viajando muito, Jorge Chuéri? -Está ainda na Diretoria do CAF Jorge Chuéri? Esse é o homem. Esse é o guerreiro lutando contra o dragão do tempo e vencendo-o... Sorte nossa. Sorte desta Santa Itararé das Letras que amamos tanto!

-Eu vi o Jorge Chuéri feliz pelo magno reconhecimento, pois entre todos os Itarareeenses-Andorinhas sem dúvida é o melhor. E nós, seus discípulos etílicos, musas e boêmios, temos nele um farol, um referencial, como o maior patrimônio artístico-cultural de Itararé. Saravá, Jorge Chuéri! Até o próximo forfé. Vê se não fica até tarde na gandaia, hein?. Vê se come bem; Vê se toma direitinho os remédios. Vê se não mancha muito o jaleco de tinta, vê se não corre atrás de borboletas da memórias, vê se se cuida certinho que o ano que vem tem mais e você é muito importante para todos nós que também te amamos tanto!

-0-

(Todos Nós - Fanáticos Pelo Jorge Chuéri – SCL/Bloco do Poetinha )
poesilas@terra.com.br
www.portas-lapsos.zip.net


Um comentário:

  1. Querido Silas. Eu ainda não havia lido está homenagem ao Jorge. A-D-O-R-E-I!!!!!!!
    Fizemos um pequeno documentário sobre Ed Primo.
    Nele falo sobre algumas pessoas, inclusive o querido Jorge Chueri:
    http://www.youtube.com/watch?v=QMwdPA0ANDw

    Abraço e cores.
    Ed Primo
    http://edprimo.blogspot.com/

    ResponderExcluir