"Artistas de Itararé, Cidade Poema"

"Artistas de Itararé, Cidade Poema"
Capital Artístico-Cultural Boêmica do Sul de São paulo

BLOGUE ARTISTAS DE ITARARÉ CHÃO DE ESTRELAS

"Artistas de Itararé, Chão de Estrelas"

Contatos: artistasdeitarare@bol.com.br

Clã dos Fanáticos Por Itararé, Cidade Poema

Palco Iluminado de Andorinhas Sem Breque

Os Dez Maiores Artistas de Itararé, Ano 2011

Dez Maiores Artistas de Itararé















01)-Maestro Gaya







02)-Jorge Chuéri







03)-Irmãs Pagãs







04)-Paulo Rolim







05)-Silas Correa Leite







06)-Paschoal Melillo







07)-Rogéria Holtz







08)-Dorothy Janson Moretti







09)-Regina Tatit







10)-Armando Merege







Itararé, Bonita Pela Própria Natureza

Itararé, Bonita Pela Própria Natureza
Nosso Amor já Tem Cem Anos

quinta-feira, 17 de março de 2011

PASCHOAL MELILLO,ARTISTA DE ITARARÉ, BIOGRAFIA




GALERIA NOBRE


PASCHOAL MELILLO


Nascimento: 14.04.190 - Itararé-SP, Brasil


Paschoal Mellilo, junto com Maestro Gaya, Dois dos Maiores Músicos do Brasil, que são de Santa Itararé das Artes, São Paulo


PASCHOAL MELILLO iniciou a carreira artística em São Paulo no final da década de 1920. Nas décadas de 1930 e 1940, atuou com seu conjunto no Cassino do Parque Balneário Hotel com destaque para a lady-crooner Wanda Aranuy. Ao longo da carreira, além das atuações solo, atuou também com quatro formações diferentes: Pascoal Melilo e Sua Orquestra; Pascoal Melilo e Seu Conjunto; Pascoal Melilo Trio e Pascoal Melilo e Seus Guitarristas. Contratado pela gravadora Copacabana, lançou seus primeiros discos em 1952 tocando acordeom juntamente com seus guitarristas na canção "Gigolette", de Franz Lehar, para a qual fez arranjos de baião, as valsas "Só pelo amor vale a vida", de Zequinha de Abreu e Gabriel Migliori, e "Amando sobre o mar", de Zequinha de Abreu e Marques Jr, e os baiões "Cuco", "Tristonho", "Surpresa", "Ciganinha" e "Gracioso", todos de sua autoria. Em 1953, gravou com seus guitarristas os baiões "Tristonho", "Surpreso", "Precioso", "Ribeirão", "Cuco", "Ciganinha", "Pardal" e "Cacique", todos de sua autoria. No mesmo ano, gravou com sua orquestra o bolero "Orvalho", de sua autoria, e com seu conjunto os baiões "Sonho", com Olga Esmeriz, e "Soldadinho", de sua autoria, além do maxixe "400 anos" também de sua autoria, uma homenagem aos 400 anos da cidade de São Paulo que foram comemorados no ano seguinte. Ainda em 1954, gravou com seu conjunto o dobrado "Fronteira de Itararé", de sua autoria e José Melilo, os baiões "Chinezinha", "Gigolette", "Gracioso", "Carrilhão" e "Caipira", de sua autoria, e o maxixe "Retreta da Sé", de Luiz Argento. Com o Trio Pascoal Melilo registrou a polca "Ista faz um bem...", com Glebes da Costa e Zé da Pinta. No ano seguinte, em interpretação solo de acordeom gravou a valsa "No tempo do onça", de Dênis Brean; o baião "Garoto", de sua autoria, e os boleros "Fortuna da saudade", de J. Vilaça e Sadi Fonseca, e "Esmagando rosas", de Alcir Pires Vermelho e David Nasser. Também em 1955, participou do LP "Show Copacabana Nº 1" da gravadora Copacabana coma interpretação de seu baião "Cuco", que foi seu grande sucesso. Em 1956, gravou com seu conjunto o samba-canção "Dez minutos de paixão", com Mateus Bartoletto, o baião "Dúvida", de sua autoria, e com solo seu de saxofone os boleros "Céu cor de rosa", de V. Herbert e Al Dubin, e "A voz do violão", de Francisco Alves e Haroldo Campos. Esta última na verdade uma canção, ele adaptou como bolero. Em 1957, lançou com seu conjunto os baiões "Coralista", de sua autoria, e "Baião do sino", de Mário Genari Filho. No mesmo ano, lançou o LP "Dance com Paschoal Melilo - Pascoal Melilo, Seu Saxofone e Seu Conjunto" da gravadora Copacabana incluindo oito composições já lançadas em discos de 78 rpm como os baiões "Cuco", "Ciganinha", "Carrilhão", e "Gracioso", de sua autoria. Em 1959, gravou o LP "Boite" À beira mar - Pascoal Melilo e Seu Conjunto" interpretando as músicas "Samba na lua", "Indiozinho", "Paschoalypso", "Belezinha", "Ninguém é igual a você", e "Bonitinho", de sua autoria, além de "Innamorata", de J. Brooks e H. Warren, "Amargor", de sua autoria e Renato Nogueirol, com vocal de Pedro Batista, "Saudade de Itararé", com Gomes Costa, e vocal de Pedro Batista e Alfredo Simoney, "Um dia voltarás", de Antônio Sergio, e "Silvia", parceria com Pedro M. Simões Filho, e vocal de Pedro Batista. Em 1962, gravou com seu conjunto o bolero "Lady", de sua autoria, e a guarânia "Minha solidão", de José Leopoldo e Teixeira Lessa. Após um tempo afastado das gravações retornou ao disco com o LP "A volta de Pascoal Melilo" (do selo Inspiração) interpretando 12 músicas de sua autoria: "Quatrocentos anos", "Garoto", "Ciganinha", "Tristonho", "Ribeirão", "Cuco", "Tanáca", "Mascati", "Tristonha", "Cuca", "Quebradinho" e "Reboladinho". Seu maior sucesso como compositor foi o baião "Cuco", um dos destaques musicais do ano de 1953, e gravado por diferentes intérpretes. Desenvolveu longa carreira especialmente em São Paulo sendo um dos primeiros intérpretes do baião naquele estado.
..............................................................................................................................
Brazilian composer Paschoal Melillo doing a characteristic baiao, which is the name for the basic rhythym of this music. Baiao, samba and bossa nova are the three most important structures in Brazilian folk sounds.
On the Rio de Janeiro label Copacabana from the early 50s, Ciganinha is a right example of this type of music and its intentions:warm, virtually always in a major key, and ever so swinging. A perfect warm weather tune., with or without the caipirinha.
Paschoal Melillo e Seus Guitarristas-Ciganinha
In, site internacional:
http://recentkickass78s.wordpress.com/2010/07/17/paschoal-melillo-e-seus-guitarristas-ciganinha/

MELHORES DO ANO DE 1953 E SEGUINTES NO BRASIL MUSICAL



Risque - Linda Batista



João Valentão - Dorival Caymmi



Cachaça Não é Água - Carmen Costa & Colé



De Cigarro em Cigarro - Nora Ney



Eu Sou a Outra - Carmen Costa



Barracão - Heleninha Costa



Too Young - Nat King Cole



Aquela Mascarada - Orlando Silva



João Bobo - Ivon Curi


10º
Cuco - Pascoal Melilo


11º
Fósforo Queimado - Angela Maria


12º
Sodade Matadeira - Titulares do Ritmo


13º
A Fonte Secou - Raul Moreno


14º
Perdido de Amor - Dick Farney


15º
The Song From Moulin Rouge - Percy Faith


16º
Zé Marmita - Marlene


17º
Serenata do Adeus - Roberto Luna


18º
Maria Loura - Trio de Ouro


19º
É Tão Gostoso, Seu Moço - Nora Ney


20º
Bandolins ao Luar - Osny Silva


21º
Aquarela Cearense - Trio Nag o


22º
Só Vives Pra Lua - Angela Maria


23º
Ave Maria - Augusto Calheiros


24º
O Xote das Meninas - Luiz Gonzaga


25º
Orgulho - Angela Maria


26º
I Believe - Frankie Laine


27º
Se Eu Morresse Amanhã - Aracy de Almeida


28º
Folha Morta - Dalva de Oliveira


29º
April In Portugal - Les Baxter


30º
Guarânia da Lua Nova - Luiz Vieira


31º
Camisola do Dia - Nelson Gonçalves


32º
Forró em Limoeiro - Jackson do Pandeiro


33º
Canção da Alma - Carmen Costa


34º
Castigo - Gilberto Milfont


35º
Terry s Theme From Limelight - Frank Chacksfield


36º
Marvada Pinga - Inezita Barroso


37º
É Só - Gilberto Alves


38º
Como És Linda Sorrindo - Augusto Calheiros


39º
Ebb Tide - Frankie Chacksfield


40º
Mulatinha Sarará - Trio Nag o
FONTE;
http://www.betobrito.com.br/100anos/BGs/1953.htm
FOTO RARA PASCHOAL MELILLO DE ITARARÉ-SP

ONG
Artistas de Itararé
Site: www.artistasdeitarare.blog.spot.com/
E-mail: artistasdeitarare@bol.com.br
Coordenada por 20 Ilustres Amantes das Artes de Itararé

Nenhum comentário:

Postar um comentário