"Artistas de Itararé, Cidade Poema"

"Artistas de Itararé, Cidade Poema"
Capital Artístico-Cultural Boêmica do Sul de São paulo

BLOGUE ARTISTAS DE ITARARÉ CHÃO DE ESTRELAS

"Artistas de Itararé, Chão de Estrelas"

Contatos: artistasdeitarare@bol.com.br

Clã dos Fanáticos Por Itararé, Cidade Poema

Palco Iluminado de Andorinhas Sem Breque

Os Dez Maiores Artistas de Itararé, Ano 2011

Dez Maiores Artistas de Itararé















01)-Maestro Gaya







02)-Jorge Chuéri







03)-Irmãs Pagãs







04)-Paulo Rolim







05)-Silas Correa Leite







06)-Paschoal Melillo







07)-Rogéria Holtz







08)-Dorothy Janson Moretti







09)-Regina Tatit







10)-Armando Merege







Itararé, Bonita Pela Própria Natureza

Itararé, Bonita Pela Própria Natureza
Nosso Amor já Tem Cem Anos

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

DETOX CULTURAL - CUIDE BEM DE SEU PENSAR COM LIVROTEPARIA


Artigo, Microensaio, Opinião:

 

 

Detox Cultural – Cuide Bem de Seu Pensar

 

(Quem Usa Detox de Cultura, Seu Lado do Bem Eletrifica e Depura)

 

 

 

“O que amarei, se não for o enigma?

Giorgio De Chirico

 

 

 

Benefícios da dieta Detox Cultural, para ajudar o organismo como um todo – cabeça, tronco e membros (ou, mente, corpo e coração) - na tarefa de eliminar as tantas toxinas da ignorância e estupidez que necrosam sua sensibilidade, visão e estimativa lúcida de vida e de luz, pois é preciso ingerir ‘alimentos’ literoculturais corretos, e abrir mão daqueles que prejudicam ainda mais o processo de evolução e sabedoria de vida. O Detox Cultural evita a entrada de lixo consumista de ocasião, toxinas de burrezas pegajentas, e estimula a funcionabilidade aumentada do cérebro com livros e leituras, pensações e sentições, sabedorias, conhecimentos, prismas e conteúdos.

Primeiro, bolamos uma bula, laudo ou pericia, coisa assim: desligue a TV. Ana Maria Braga? Nem pensar, toxina televisiva de baixo calibre e a ignorância saindo pela culatra. Das grossas e das rudes. Onde já se viu isso? Só em salas de espera de dentistas, médicos, laboratórios, saunas corrompidas e lares de despossuídos de alguma coisa. E em casas de cabeças de bagres. Faustão, Jornal Nacional; novela então, nem pensar, não à banalização do cérebro brasileiro. Desligue tudo. Ligue um livro. Sare-se. Ouça musica instrumental. Crie. Ame. Sinta a natureza evoluindo e vc aí se intoxicando de lixo televisivo. Leia uma vida-livro. Faça um curso, um concurso. Caia na real. Saia viajar, passear. Aprenda dialogando com os que pensam totalmente diferente de vc, fora da caixinha, fora do quadrado, essa é a evolução da espécie. Chega de achismos, mesmices, fora isso, fora aquilo, se não vai ser um tal de “fora cérebro”. Saia de si. Fuja do seu meio redondamente enganado. Não deixe que sua mente seja um cérebro de penico, plim plim.

Segundo, entre o facebook e o blog, entre o site e o twitter ou mesmo outra chamada rede social, há uma vida exuberante, um mundo portentoso, fatie um mamão, um melão, leia um livro, tome um suco de couve com hortelã e abacaxi, pedale uma bicicleta, vá curtir um show em praça publica, visitar um museu, fazer ficha numa biblioteca, fazer pós-graduação, aprender francês. Faça de sua cabeça um liquidificador de ideias, não fique em casa enjaulado nesse pica-couve de consumismo rastaquera e tantã, dose dupla tevê-internet, vá ser feliz que evoluir é ler sempre, estudar sempre, e não compartilhar boi de piranha em um mundo virtual customizado de asnoias e asnonautas. Nem fique publicando foto de vc no banheiro, no cabeleireiro, no churrasco, feito um panaca de selfie-se quem puder. Não seja brega de postar tudo o tempo todo, feito uma perua sem afeto e carente, ou um alienado mané se achando. Faça poemas. Escreva um livro e livre-se de si. Atrás de um grande talento, tem uma preguiça danada compartilhando abobrices. Já pensou de que lado da força vc está?

Terceiro, procure saber quais são os cem melhores livros escritos no Brasil, e leia-os todos. Depois os cem ou mil melhores livros do mundo de todos os tempos, e leia-os todos, comente com amigos, faça rodas de fuxico com papos sobre artes, livros, cinema transcendental, etc. Ou vc vai ser mais uma periguete na manada, tipo aquela pessoa que ficando velha, não se aceitando assim, para parecer que é o que não é (mais nova) põe aparelhos nos dentes, faz tatuagens até na periquita, vira loira (oxige-Nada) de uma hora pra outra, e, carente, sem amor total e alguma dignidade de transparência de vida pura e impa, começa postar foto de tudo que faz na web, feito uma mórbida carência-remorso, uma mentira-vida infrutífera, uma ferrada que foi usada e agora quer aparecer sem conteúdo, replicando na web toda besteira que acha que é verdade, ou reverberando numa pg da net aquilo que é bobo, jeca e tantã. Pule fora. Frequente-se melhor.

Quarto, DETOX Cultural é luxo de arte, nobreza de cultura, principado de estudo, filosofia de vida – humanismo ético-plural comunitário – leitura voraz, a terapia do livro, livroterapia, não seja uma coxinha mal e mal classe media démodé que acha que é chique, que vai querer ser bonita de ocasião pra engabelar incauto, que acha que ainda é mocinha quando é balzaquiana, e na solidão dessas infovias efêmeras não sabe o que fazer, e fica repetindo papagaiadas de periguetes e matronas mal amadas, feito uma balzaquiana na menopausa... Ser feliz faz bem pra saúde, pra pose. O que vc faz para ser feliz? Quem fuxica, seu ego implica. Vá ser alguém na vida. Quem espera faz a hora, não espera acontecer. Quer que eu desenhe em mil tons de cinza-estrume pra vc cair na real e deixar de ser uma banana com godê? Vá vendo. Vá lendo. E vá sendo...

Quinto, no dia a dia, rotina cotidiana entre a internet, o rádio e a TV, e o supermercado e a rave, somos tocados de mirabolantes inverdades, pataquadas de políticos posando de santos, e falta água, falta luz, falta tutano, temos que estar logados e ligados, e não é a internet ou um curso de mobral ou madureza sequer, vc deve e precisa voltar a estudar sério-brincando, fazer um curso melhor, não de faculdade de beira de estrada, pesquisar antes de compartilhar bobices, quando mais leituras de livros melhor, cultura de condomínio fechado é lixo só, radical de condomínio, anarquista chapada, baixaria de meio, lendo e estudando vc vai ficar afinado e antenado, quantos mais cursos mais vai preencher seu cérebro de coisas sábias, porque de ignorante político e criticocozinho de ocasião esse pais tá cheio, e, política, mulher e futebol de discute sim, mas com conhecimento historial, pesquisas, busca de  comparações, verdades limpas e saradinhas, porque de critico daslu de ocasião e dono da verdade pela metade o inferno tá cheio e o Brasil respinga lama desses antros, meios e estrumes, e Samparaguai, o estado-máfia tá viciado do impune crime organizado no poder, todos eleitos por vc no local do crime. Caia em si e saia fora de si. Use o cérebro, enquanto ele funciona... Não seja uma mula sem cabeça... se achando... Periga ver.

Sexto, a arte como libertação. Faça arte. Pinte, borde, desenhe, cante, dance, faça artesanato, escreva um livro, você pode, nós podemos, faça caminhada, pedale livros, viaje livros, coma e beba livros, tome porres homéricos deles, esse é o melhor Detox. Faça um canteiro, adote uma árvore, uma criança pobre carente, um cão abandonado, um gato sem pedigree, um peixe, um idoso precisado, uma biblioteca, uma coleção de gibis, de clássicos, de livraços. Seja voluntária. Obesa Cult, já pensou? A caridade é o melhor energético. Amar e ser amado, faz bem pro espírito. Não atrofie. Imagine gorda mórbida e ignorante? Bonitinha mas tapada? Nem pensar. Fora isso, fora aquilo, não. Dentro arte, dentro cultura, eterno aprendizado, busca de conhecimento, sabedoria, filosofia, não seja contra nada só por ser de seguir a manada, seja a favor de um humanismo de resultados, limpe a aura, o halo, a alma quer ‘almar’, o coração quer se enlivrar, a mente quer arejar, e vc fica aí de tocaia na sua solidão acompanhada, embusteira, encucando neuras e sublimações, pagando mico, procurando problemas pra se coçar, a demência chegando, esquecendo coisas, imaginando impurezas, troçando errado, brigando com quem ama vc, pq quem não estuda não muda, quem para de estudar atravanca, quem não lê não se vê, não gosta de ler é ignorante funcional, quem não trabalha, sem a terapia do trampo, acaba viciada em becos sem saídas, respostas sem perguntas, depois vem a baixa autoestima, a depressão, e não há quem suporte vc por perto, vá ser chata assim nas pirâmides do Egito.

Sétimo, passe sua vida a limpo. Do céu viemos ao céu voltaremos, ou do selfie viemos e é mesmo cada um por si, sebo nas canelas, salve-se quem puder e Deus por todos? Mãe, família, meio, evolução. Seu amor é verdadeiramente seu amor, ou vc entrou numa fria de papel passado feito um azedume como sequelas e neuras, e a idade chegando, pegando, surtando? Vc fez escolhas certas, ou há lonjuras e distanciamentos na sua relação barrinha-de-cereal, de enfeite, e vc sendo comida e gaseificada quase de grátis, bananeira que já deu goiaba, pq há mal que sempre dura, e quem vê bondade de ocasião e interesse não vê o que há por trás do acomodamento de juntas. Pense, reflita, vc foi usada e se acha feliz pra sociedade, família e filhos? Supere isso. Passe sua relação a limpo, saia do limbo, nem pensar. O buraco é mais encaixe. E quando o circo pegar fogo, vc vai ser a Judas ou a Cinderela rodando as tamancas, pisando na bola, fazendo parte do seu embuste particular e sem eira nem beira? Que amanhã espera por vc? E quando descobrirem tudo, de que lado do espelho vc está, que apito vc toca, que aberração vc reverbera, ou Alice não mora mais aí em vc, com seu espelho quebrado, seu sapo chulé posando de príncipe, sua rota de fuga cheia de lacunas, lágrimas e pragmatismos? Sacou ou quer que eu bata no liquidificador de ideias? Só os imbecis são felizes? Quem não tem inimigo é bobo. Enriquecimento ilícito é crime, chorar escondido é pecado. Chore em público. Depile-se fique nua e chore aos borbotões e borboletas em público. Há males que vem pra bem. Amar se aprende levando um pé na bunda. Ou vc escolhe: ser o pé ou bunda. Das duas, mão única.

Oitavo, vc merece mais do que vc tem, vc merece mais do que vc é, vc está aí feito um Buda arreganhando os dentes e “sentado no trono do apartamento, com aquela velha opinião formada” sobre tudos e nadas, adquirindo toxinas de mesmices, achismos, coxinhices, purgantices? Caia fora. Leia um livro, assine uma revista super interessante de ciência e saúde, faça as malas e vá se embora mundão afora, faça outro curso, faça um mestrado, doutorado, erga-se do chão, não seja um analfa e reaça ômega, levante âncoras, solte as amarras, limpe as gavetas, financie um barco, uma chácara, uma casa na praia, não viva as custas de ninguém, dos outros, pague o pato, pague honestamente suas dividas, e seus preços, honre seu pai e sua mãe, não seja corrupto, nem dê carteiradas, tudo o que vem fácil é sujo, vc merece as posses que vc tem, sua firma é fantasma, para engabelar bens, ou tudo está mal explicado, mal adquirido, vc glosa o imposto de renda, tem bens que não merece ter, a toxina da falsa classe média new rich faz de vc, um mero mané asnoia e ‘ovelho negro’ em amealha mento errado, improbo, o seu meio justifica pra vc mas não justifica que vc coloque pão pintado em casa, sem que saibam realmente qual é a origem, porque vc gasta o triplo do que ganha, e tem bens que na sua categoria e meio não se justificam, se tudo passado em pratos limpos vc dança, envergonha sua família, sua cidade, seus amigos, vai preso, perde tudo, pq tb é um amigo de alheio em seara nefasta. Vc ainda está ai, ou sumiu do mapa, deu com os burros do ego em nada? Parece que vc precisa tb de um Detox de ética e de justiça limpa... qual é a sua cota, a sua cara, a sua limpeza íntima, o seu preço?

Nono mandamento, repense os DEZ, faça promessa, jejue, e nutra-se em si, de si, que normas e regras cabem?:  AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O ENTENDIMENTO: 1.   NÃO ADORE OUTROS DEUSES; ADORE SOMENTE A MIM// 2.  NÃO PRONUNCIARÁS O NOME DO SENHOR, TEU DEUS, EM VÃO// 3.  LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO PARA SANTIFICÁ-LO// 4.  HONRA TEU PAI E TUA MÃE// 5.  NÃO MATARÁS// 6.  NÃO COMETERÁS ADULTÉRIO// 7.  NÃO ROUBARÁS// 8.  NÃO LEVANTARÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA TEU PRÓXIMO// 9.  NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO//// 10. NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS... Qual é o seu caso, o seu deslize, a sua impropriedade? Já pensou ou quer prorrogação, assentamento de ideias, purgações, feridas expostas, mágoas passadas, ressentimentos intrusos revisitados? Detox Cristão dói pra quem é pego com a mão na botija, os pés na lama, remorso disfarçado, consciência pervertida. Riqueza impune, riqueza injusta, já ouviu falar? Está escrito. Qual a sua fala, a sua desculpa, o seu álibi, o seu butim, a sua laia?

Décimo quesito, curto e grosso, ler, não salva vc, mas salga. Lembra-se da mulher de Ló? Escrever não livra seu remorso, nem disfarça bem seu betume, nem limpa limbos e sandices mal feitos e orquestrações espúrias. Santo de uma dia para o outro? Critico de uma hora pra outra? Dono verdade para quem, pra quê? Montar uma igreja depois de uma trilha mal vista, mal revista, disfarçada, mal explicada, um roteiro que envergonha, coloca vc muito mal na fita? Quem mais quer, mais é cobrado. Quem mais tem, mais sabe que os fins não justificam os meios. O tempo-juiz espera vc numa encruzilhada do caminho. Salvo por uma doença? A morte-justiça? A cura-doença? Justiça tarda e falha? Seja claro. Seja franco. Detox Cultural é bom mas não salva mau caráter, nem limpa trilhas sujas. Deus não é religião. Não há Detox pra alma. Quem for limpo, se limpe ainda mais. Quem for sujo, se suje ainda mais. Ninguém é perfeito, nem dono da verdade, nem há um Jesus bem certinho e na sua medida para o seu pensar, para o seu acomodamento,  sua máscara, seu disfarce, nem há um Deus com a sua cara e que compactue com o que só vc sabe contra vc. Vc, aliás, é a melhor testemunha de acusação contra vc mesmo, na hora agá, quando o bicho pegar, quando aparecerem seus podres e infrações, e vc for posto na balança e achado em falta... Quem haveria de dizer, hein? Teus rastros seguem, marcam,  retratam... pistas, evidências... Há um DEUS. Então tá explicado o mal explicado. Só podia ser assim. Não havia justificativa. Comparece veja, sinta. As aparências enganam mas ferem verdades. Compareçam ao tribunal do tempo-juiz. Vc sempre esteve presente no local de seus erros e acertos íntimos. E estragou tudo. Empesteou tudo. Vc é a melhor e pior defesa, e prova de acusação. Por que isso? Por que aquilo? Não deu sorte na vida? Destino? Maracutaias. Pense e se enxergue. E se entregue. E peça demissão. Vá, vende tudo o que tens e que amealhaste na improbidade e em desvãos da alma, depois, peça perdão, indenize os logrados, e então, vem, e segue com retidão uma religião, uma fé, uma missão, um propósito. Nunca é tarde. Ou a máscara já colou em sua pose, que mais do que um cidadão, um cargo, um diploma, uma riqueza impune, já és a própria máscara? Ainda haverá alguém que terá piedade de vc? A sua piscina está cheia de ratos, diz a balada... Detox não sara e nem cura aberrações. Ao final da jornada, todo mundo tem o que merece... Plantou, colheu. Pague pra ver.

 

 

-0-

 

Silas Corrêa Leite - Texto da Série “Fi-lo Porque Silas – Feridos Venceremos”, Autor de NÃO DEIXEM QUE TE TIREM A PRIMAVERA, Editora Clube de Autores

 

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário